Uma Loja Virtual é uma ótima ferramenta para o seu negócio!
Uma Loja Virtual é uma ótima ferramenta para o seu negócio! Entretanto, muitas pessoas pensam nela como um fim e não como uma ferramenta. Para de fato investir em uma, é necessário fazer um Estudo de Viabilidade de Negócio, o 1º passo para qualquer empreendimento, e ver se o Estudo recomenda a implementação de uma loja virtual.
Supondo que a conclusão do seu estudo é de que é recomendável ter uma loja virtual, o que você pode esperar de vantajoso desta?
- Investimento inicial mais baixo
- Baixo custo (implementação e manutenção)
- Funcionamento 24h
- Alcance
- Divulgação
Parece molezinha, né?
Mas não se iluda: manter uma loja virtual é trabalhoso e deve-se ter isso em mente.
É importante saber que o tempo de manutenção do site e da loja virtual devem ser levados em conta para precificar seus produtos. Muito importante também pensar na logística: saber os preços de frete e como eles impactam a venda dos seus produtos, repassar os códigos de rastreamento para o seu cliente, pesquisar preços de embalagens/caixas para o envio de seus produtos, customizar suas embalagens com a sua marca, dar número de referência para seus produtos, como armazena-los, enfim, saber as peculiaridades do seu negócio e tudo o que pode impactar no seu fluxo de caixa.
Além disso o trabalho de divulgação deve ser constante. Incessante! Não adianta colocar a loja/site no ar e esperar que seu negócio decole. Se não houver um trabalho permanente e consistente de marketing, dificilmente a loja decolará. Outro fator primordial para o sucesso de sua loja virtual é a sua programação: o site deve ser rápido e ter design responsivo. Design Responsivo é um termo para sites que ‘respondem’ ao dispositivo que os acessa, apresentando layout e funcionalidades que aproveitam os recursos oferecidos pelo dispositivo. E, por fim, um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization) para que seus produtos possam ser localizados nos sistemas de busca como Google e Yahoo.
Dica do Capella 1: Invista em Organização e Planejamento
Utilize-se dos recursos que mais te agrada, lápis e papel, planilhas, planners, post-its, fluxogramas ou “murais de detetive”. O importante é você conseguir visualizar o cenário macro e todos os fatores que influem no desempenho de seu negócio.
Dica do Capella 2: “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg
Como uma Loja Virtual demanda tarefas repetitivas e muitas respostas aos clientes e ao mercado, é importante criar alguns hábitos saudáveis. Esse livro é sensacional e vai te ajudar muito a entender a importância disso.
Espero que essa introdução tenha despertado seu interesse e despertado ideias em você. Faremos mais posts a respeito.
Ah! E não se esqueça de visitar nossa FanPage no Facebook, nosso perfil no Instagram e nosso canal no YouTube. Acompanhe a gente para ficar sempre por dentro das novidades.